terça-feira, 29 de junho de 2010

Enquanto isso... HTML5!

Para não ficar parado enquanto espero o Macbook, vou me antecipar conhecendo um pouco do HTML5 que a Apple tanto fala. Por indicação de amigos, baixei a versão jQTouch da equipe que desenvolve o jQuery, biblioteca tão conhecida no mundo html.

http://www.jqtouch.com/

Trata-se de uma biblioteca completa com recursos incríveis para se desenvolver web apps ou sites no formato do iPhone e ela tem até as animações de transição! Tudo o que você precisa fazer é adicionar os CSS e JS e começar a desenvolver.

Caso você não entenda de html, css e javascript, é melhor estudar um pouco antes de prosseguir, pois o layout até é fácil de fazer, mas a programação é um pouco mais complexa. Recomendo acessar o portal do dinossauro Maujor - http://maujor.com/.

Agora, se você e que nem eu que gosta de se aventurar ou já trabalha com as tecnologias citadas, esse é o seu lugar! Não vou fazer aqui um tutorial de desenvolvimento HTML5, na verdade vou apenas dar algumas dicas para quem esta iniciando.

Como a Apple esta trabalhando forte para disseminar o HTML5, a maneira mais fácil de se testar seus projetos é através do Safari. O Internet Explorer ainda não consegue entender alguns comandos e propriedades, então é necessário utilizar um Webkit (disponível no site do jQTouch). Eu recomendo fortemente testar no Safari ou então colocar os arquivos em um servidor e testar diretamente no seu iPhone!

Mas então como é que se desenvolve nisso? Jonathan Stark escreveu um livro explicando por detalhes como se programa sem utilizar o Objective-C. O livro pode ser adquirido em livrarias, na internet e até na App Store, mas a O'Reilly nos presenteou com uma versão online gratuita:

http://building-iphone-apps.labs.oreilly.com/

O detalhe é que é em inglês, mas quem quer programar tem que saber pelo menos um pouco, certo?

Eu fiz alguns testes já e fiquei muito contente com os resultados, veja um screenhot:

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário