sexta-feira, 30 de julho de 2010

Publicando Apps

Desenvolver um aplicativo não é só escrever códigos e desenhar telas, existe também a publicação e é esse o tema deste post. Após concluir o seu app, antes de mais nada o ideal é você criar um ícone em dois tamanhos sendo um grande 512x512 e um pequeno 57x57. O grande é solicitado no momento do envio e o pequeno é usado no aparelho.

Outra dica é cuidar com os certificados, pois para testar você usa o provisioning Development e na distribuição você tem que criar um outro certificado, mas do tipo Distribution. Feito isso, agora você pode acessar o portal de desenvolvimento e entrar no iTunes Connect.


Uma vez no iTunnes Connect, vá para o link "Manage Your Application" e acese "Add New Application" para começar o processo. A partir daqui, a Apple vai solicitar diversas informações sobre o App que você esta criando. Algumas delas são para controle seu, como o número da versão e SKU, que é um identificador único para seu controle.

Em um certo momento, a Apple irá perguntar sobre o custo do app e será disponibilizada uma lista bem como uma tabela de informações para você optar qual "Tier" utilizar. O tier é um identificador de preço, que varia conforme a moeda de cada país. O Tier 1, por exemplo, é o famoso $0.99 que custa £0.59 na Inglaterra e 0,79 € no resto da europa.

Você também será questionado sobre quais lojas do mundo irá disponibilizar o seu app. Por padrão, todas já estão selecionadas, mas você pode mudar marcando ou desmarcando os checkboxs.

Para controle de público, a Apple ainda prepara um formulário de perguntas sobre o seu app e classifica a idade mínima a partir das suas respostas. Dentre as perguntas, podemos encontrar algumas como "Contém cenas de violência?" ou "Contém cenas para adultos?".

O resto são informações diversas sobre o seu app como categoria, screenshots e descrição.

Concluído todo o processo de cadastro, o seu app agora precisa ser enviado. Dentro do SDK existe um programa chamado Application Loader onde você irá mandar o seu projeto zipado para a Apple. Não esqueça de colocar o certificado de distribuição no seu projeto senão você receberá um erro de codesign. Depois de enviado, é só aguardar a Apple avaliar o seu app e torcer para que seja aprovado ou então trabalhar nos pontos rejeitados.

Um comentário:

  1. Parabéns! O post está bem completo e explicativo e é muito útil para as pessoas que estão entrando no mundo de desenvolvimento de aplicativos para a Apple!

    ResponderExcluir