sexta-feira, 16 de julho de 2010

Und jetzt geht's los!

Para poder entrar definitivamente no mundo de desenvolvimento da Apple, tem que se cadastrar no programa de desenvolvimento. Como nem tudo são rosas, é necessário um pagamento anual de 99 dólares, que acho até bem barato se for levar em conta o retorno que vai ter.

O único problema é que com toda a tecnologia que temos hoje, é necessário enviar um fax com os dados pessoais e cartão de crédito. Só para deixar claro, isso acontece somente em alguns países, não é regra geral.

Beleza, agora sou definitivamente parte do grupo de desenvolvedores da Apple! Só preciso terminar os apps e começar a submeter.


Depois de confirmado, tem que baixar um certificado WWDR.


Primeiro tem que acessar os certificados no programa de desenvolvimento iPhone e clicar no link "If you do not have the WWDR intermediate certificate installed…" para baixar um arquivo .cer que vai instalar o certificado nas chaves do OS.

Depois tem que solicitar um novo certificado de uma autoridade certificada:


Salvo o arquivo, agora é preciso voltar ao site do programa de desenvolvimento e cadastrar o certificado que você baixou enviando o arquivo CSR. Após alguns segundos, a Apple confirma o cadastro.

Próxima etapa, cadastrar o aparelho.


Entrando no menu Devices, você clica no ~link "Add Devices", cadastra um nome qualquer (ex: Meu iPhone) e coloca o identificador hexadecimal dele. Para encontrar o ID, conecte o aparelho no computador, abra o iTunes, clique no aparelho para ver as informações e, finalmente, clique uma vez em cima de onde diz "Serial Number". O código irá mudar e aparecerá um com 40 caracteres, esse é o seu UDID.


Agora é a vez de cadastrar o seu App.


Acesse o menu App ID e adicione um "New App ID". Coloque uma descrição simples em minúsculo e sem caracteres especiais, por exemplo, se o seu programa se chama "Busca Total", coloque "buscatotal".

"Bundle Seed ID" deixe como "Generate New".

No "Bundle Identifier" você deve informar o domínio do seu App. Caso não tenha, o interessante é colocar no formato "com.nomedodesenvolvedor.nomedoapp".

Submeta o formulário e esta pronto o ID do seu primeiro App!

Maravilha, mas ainda não acabou...



Você ainda tem que criar um profile para poder testar ou distribuir o seu App. Agora a tarefa é criar um Provisioning Profile do tipo Development. Basta acessar o menu e cadastrar informando o App ID, certificado e quais dispositivos irão poder testar esse App.



Agora sim, você pode testar o app no seu aparelho!

2 comentários: